Cerca de 10 milhões de brasileiros que haviam contraído dívidas de até 100 reais já estão com seu nome limpo. Isso foi possível devido ao programa Desenrola Brasil, criado pelo governo federal para renegociar débitos pendentes. A retirada do nome dos devedores do banco de negativação faz parte da primeira etapa do programa.
Segundo dados recentes divulgados pela Febraban, ao menos 11,7 bilhões de reais foram renegociados exclusivamente pela Faixa 2 do Desenrola, que abrange a população com renda de dois salários mínimos a 20 mil reais por mês. O número de contratos de dívidas negociados alcançou 1,6 milhão, beneficiando 1,25 milhão de clientes dos bancos brasileiros, na segunda quinzena de julho.
A terceira fase do programa, que vai renegociar dívidas de pessoas que ganham até dois salários mínimos ou que estão inscritos no Cadastro Único, com garantia do Tesouro Nacional, deve ter início ainda em setembro. A etapa tem um rol de credores mais amplo, que vai além dos bancos, se estendendo para varejistas e companhias de serviços públicos.
As operações na fase 3 serão garantidas com o montante de 8 bilhões de reais do Fundo Garantidor de Operações. Todas as fases do Desenrola se encerram no dia 31 de dezembro de 2023.
Fonte: Carta Capital